fbpx
capa-logotipos

Qual o papel do Design Digital?

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Atrair, converter, encantar, engajar e vender. Esses são alguns dos principais objetivos que buscamos quando desenvolvemos uma estratégia séria no Marketing Digital ou, mais especificamente, nas Redes Sociais.

Daí você me pergunta: “tá, mas o que o design tem a ver com isso?”

Acontece que quase tudo que experimentamos no ambiente digital é visual. E quando não diretamente, estará certamente atrelado a este sentido (visão) no mínimo por questões de navegação e interface de usuário (que é o caso de Podcasts e Players de músicas).

Do ponto de vista institucional, o Design tem o poder de oferecer ao seu público (neste, caso usuário/target) uma prévia de “quem você/sua empresa é”, transmitindo percepções e imagens positivas ou negativas interpretadas a partir do grau de sofisticação, coerência e postura visual.

Por isso, seja qual for o seu objetivo, sobretudo dentro do ambiente digital, o Design sempre será um aspecto essencial nessa conquista.

Como o Design Digital faz isso?

Ele trabalha o tanto o consciente quanto o inconsciente. Quer ver uma? Por mais leigo que alguém possa ser em relação à teorias de composição de layouts (vulgarmente chamados de “artes”) é quase impossível não saber diferenciar um layout BOM de um RUIM.

Isso está ligado à experiência que ele te passa, que é consequência direta da combinação de uma série de elementos (cores, espaços, tipografia, organização de elementos e etc).

É claro que, fatores inconscientes estão muito mais ligados à questões culturais do público em questão. Daí a importância do profissional Designer ter uma bagagem técnica, expertise e sensibilidade para compreender como trabalhar esses fatores.

Um diferencial importante do ambiente digital

O ambiente digital consegue proporcionar todo tipo de métricas, e isso é também muito bem aproveitado pelo design digital.

É possível sentir sensíveis diferenças nas taxas de conversão através da mudança de cores e distribuição dos elementos. E, fugindo um pouco da UI e UX, podemos aplicar essas estratégias até nos social posts e anúncios, variando elementos como tipo de imagens, por exemplo.

Onde encontrar especialistas?

Essas diferenças e singularidades exigem um perfil diferente de profissional, isto é, de Designer que esteja focado em conversão, estratégia e leitura dessas variáveis.

Poer isso, nós da NBR procuramos implementar eu concentro  todo meu trabalho em contribuir para que meus clientes consigam a máxima performance de sua estratégia através desse elemento tão essencial.

Fique à vontade para conhecer o meu trabalho e tirar todas as suas dúvidas. Até breve!

Sugestões de artigos